Seis Sigma
ou Six Sigma
(em inglês), é um conjunto de práticas originalmente desenvolvidas pela Motorola
para melhorar sistematicamente os processos e assim eliminar defeitos. Um defeito é definido como a não conformidade de um produto ou serviço com suas especificações. Seis Sigma também é definido como uma estratégia gerencial para promover mudanças nas organizações, fazendo com que se chegue a melhorias nos processos, produtos e serviços para a satisfação dos clientes. Diferente de outras formas de gerenciamento de processos produtivos ou administrativos o Six Sigma tem como prioridade a obtenção de resultados, de forma planejada e clara, tanto de qualidade como financeiros.
Hoje em dia, o Six Sigma é visto no cenário nacional como uma prática de gestão voltada para melhorar a lucratividade de qualquer empresa, independentemente do seu porte. Parte desse propósito é conseguido através da redução contínua da variação nos processos, eliminando defeitos ou falhas nos produtos e serviços.
CATEGORIAS
Os treinamentos em Six Sigma
são divididos em 4 categorias
independentes, nas quais se disponibilizam cargas de conhecimento que variam gradativamente de 1 a 4 (ou da faixa branca
à faixa preta). O objetivo das diferentes faixas (ou belt's) é o de formar profissionais em uma escala de ascensão na metodologia Six Sigma, com conhecimentos iniciais, básicos, intermediários ou avançados.
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