Você sabia que existem oportunidades que só se abrem para quem tem o SGI? A economia globalizada impõe novos desafios às redes administrativas e operacionais das organizações. O SGI (Sistema de Gestão Integrada) objetiva a implementação de um sistema integrado entre pelo menos 2 destas 3 normas, a saber:
✔ Gestão da qualidade (ISO 9.001);
✔ Gestão ambiental (ISO 14.001);
✔ Gestão da segurança e saúde ocupacional (ISO 45.001).
Juntos, esses sistemas de gestão fazem com que a empresa controle itens como, por exemplo:
✔ Satisfação do cliente;
✔ Garantia da qualidade do produto ou serviço;
✔ Descarte correto dos resíduos;
✔ Atendimento dos requisitos com a saúde e segurança dos trabalhadores;
✔ Atendimento dos requisitos de proteção do meio ambiente.
O SGI pode dispor de um sistema similar a um Enterprise Resource Planning (ERP) ou, no português, Planejamento de Recursos Empresariais. Entretanto o SGI ultrapassa a função de servir como um sistema de automação de processos através do uso de software.
Mais do que isso, um SGI busca, primordialmente, diagnosticar as principais necessidades que a sua empresa possui. Feito isso, o próximo passo é começar a implantar uma metodologia específica para promover mudanças: quais ações precisam ser feitas, quais métricas e indicadores precisam ser acompanhados, como o trabalho precisa ser reorganizado etc., para que, por fim, o SGI possa impulsionar o crescimento de produtividade e qualidade na empresa.
Existem organizações de grande porte que conservam em sua política de homologação de fornecedores, que o critério principal é que o parceiro seja certificado ISO 9001, ISO 14001 e ISO 45001. Entre as principais empresas que exigem o SGI, temos Bosch, Vale, ArcellorMittal, Toyota, entre outras.
Dependendo do produto ou serviço que será fornecido, o SGI é um fator que pode colocar sua empresa em primeiro lugar em processos licitatórios.
No final das contas, a empresa precisa garantir que está negociando com alguém sério e que preza por questões de qualidade, ambientais e segurança ocupacional. Em suma, sem o SGI sua organização pode perder a oportunidade de fazer grandes negócios e, consequentemente, ganhar mais dinheiro.
E qual o ganho com toda esta história?
Esse sistema vai permitir uma eficientização de toda a empresa, tendo seu retorno de investimento estimativamente em menos de dois anos.
Do ponto de vista interno, o SGI irá gerar uma nova empresa! Processos, pessoas e produtos/serviços com alto padrão de qualidade e que satisfazem as necessidades dos clientes, a segurança e saúde dos colaboradores e leve a sério as questões ambientais. Do ponto de vista externo, a oportunidade de aumentar a visibilidade e acessar mercados antes não vistos.
Experiente no ramo, a Globo Soluções oferece consultoria e mentoria tanto para a implantação do SGI quanto para realização de auditoria interna. Converse com um dos nossos consultores.
Entre em contato e saiba mais!