Em poucas palavras?
Departamento com importância na manutenção da integridade e reputação de uma empresa.
Em resumo?
O termo compliance
tem origem no verbo em inglês to comply, que significa agir de acordo com uma regra, uma instrução interna, um comando ou um pedido.
No âmbito institucional e corporativo,
Compliance
é o conjunto de disciplinas a fim de cumprir e se fazer cumprir as normas legais e regulamentares, as políticas e as diretrizes estabelecidas para o negócio e para as atividades da instituição ou empresa, bem como evitar, detectar e tratar quaisquer desvios ou inconformidades que possam ocorrer.
O Departamento ou Unidade de Compliance em uma instituição é o responsável por garantir o cumprimento de todas as leis, regras e regulamentos aplicáveis, tendo uma vasta gama de funções dentro da empresa (monitoramento de atividades, prevenção de conflitos de interesses, etc). Atuando como a política interna de uma empresa, é improvável que o Departamento de Compliance seja a unidade mais popular internamente. No entanto, é o departamento com importância na manutenção da integridade e reputação de uma empresa.
Esse departamento não necessariamente precisa ser contínuo em uma empresa, tendo na opção de consultoria
e mentoria temporária uma saída mais direta e econômica.
Embora os custos com compliance tenham disparado nos últimos anos, os custos por não conformidade - mesmo que acidental — podem ser muito maiores para uma instituição. O não cumprimento de leis e regulamentos pode levar a pesadas multas monetárias, sanções legais e regulamentares, além da perda de reputação.
(Fonte: Wikipédia)
Para este serviço, deixe uma mensagem contando um pouco sobre a sua instituição
ou sua corporação
e um especialista analisará e entrará em contato!