Metodologia Árvore de Causas de Acidente - ADC

A árvore de causas é uma metodologia implantada para a Investigação de Acidente de Trabalho.

O método da árvore de causas baseia-se na Teoria de Sistemas, a qual aborda o acidente de trabalho como um fenômeno complexo. Desta forma a metodologia estuda diversas possíveis causas e assim revela as variações e desvios ocorridos na atividade.

A aplicação da metodologia da árvore de causas exige a reconstrução detalhada e com a maior precisão possível da história de um acidente.

Deve-se registrar apenas os fatos, também denominados causas de acidente. Principalmente, porque acima de tudo a análise dos fatos deve ser realizada sem juízo de valores ou interpretações.

A partir da lesão sofrida pelo acidentado, identifica-se a rede de causas que levaram ao acidente do trabalho.

A metodologia da árvore de causas utiliza o conceito de variação. A variação é a mudança ocorrida em relação ao funcionamento habitual do sistema de trabalho, ou seja, sem acidentes.

Assim sendo, a identificação das variações é considerada indispensável para o objetivo de identificar a real causa do acidente.

Se bem aplicada, a metodologia da árvore de causas deve por fim apontar todas a falhas que antecederam ao evento final (lesão ou não), facilitando assim a adoção de medidas de controle.



Dúvidas? Nos deixe uma mensagem!

Contate-nos

Share by: